Tradutor

BENEFÍCIOS do LEITE

LEITE DE ORIGEM VEGETAL:
Atualmente é possível encontrar nos supermercados inúmeras opções de leites vegetais, sejam eles de soja, arroz, aveia e até amendoa, sem lactose e colesterol.
Segundo os nutricionistas, a diferença fica por conta do baixo teor de gorduras totais, alta percentagem de gorduras mono e poli-insaturadas, que são benéficas para o coração. Possuem ainda grande quantidade de vitamina B, que funciona como uma proteção para o sistema nervoso, pele e cabelos. Outra vantagem é a relação equilibrada entre o sódio e o potássio, que ajuda na manutenção da pressão arterial. Além disso, os açúcares dessas bebidas são liberados no sangue pouco a pouco, mantendo a glicémia em nível linear, o que é ideal para pessoas com diabetes.
Conheça algumas dessas bebidas 
Leite de arroz: feita a partir de grãos de arroz frescos, moídos, cozidos e fermentados, é uma bebida leve e doce. Não contém glúten, tem fácil digestão e é relaxante. Possui um alto teor de triptofano e vitaminas do grupo B. Conhecida informalmente como a “semente da serenidade”, é ideal para obter energia e equilibrar o sistema nervoso. Contém propriedades depurativas e antioxidantes, que fazem uma espécie de limpeza no organismo. É ideal para controle de peso, pois tem menos calorias que o leite de soja e amêndoas, além de ser mais nutritiva.
Leite de castanha: tem sido utilizado cada vez mais pelos norte-americanos, devido a pesquisas que revelam que a bebida tem maior teor de antioxidante, prevenindo doenças cardiovasculares e diabetes. De acordo com numerosos estudos, o leite de castanhas é mais benéfico do que outros antioxidantes como, por exemplo, as laranjas, o espinafre, as cenouras ou o tomate. Além disso, é benéfico para pessoas anêmicas, com problemas hepáticos ou desnutridas.
Leite de aveia: é o mais adequado para as pessoas que são intolerantes à lactose e que apresentam dislipidemias (desequilíbrio das frações de gorduras presentes no sangue que podem desencadear o aparecimento de doenças coronarianas, derrames, hipertensão e resistência à insulina). Essa bebida é de fácil digestão, tem fibra, que ajuda a diminuir o colesterol e os triglicérides no sangue, melhora o funcionamento digestivo e fornece saciedade para emagrecer. É importante saber que o leite de aveia tem benefícios nutricionais, mas é importante complementá-lo com alimentos ricos em ferro, cálcio e proteínas de origem animal, explica a nutricionista.
Leite de amêndoa: O principal benefício é a ausência de lactose, o que faz desta bebida ideal para quem tem alergia a lactose e também para quem tem alergia a soja e por isso não pode tomar o leite de soja.
Além disso, o leite de amêndoa ajuda a emagrecer e a controlar a diabetes porque tem baixo índice glicêmico. Outros benefícios do leite de amêndoas podem ser:
  • Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares por ter pouca gordura;
  • É bom para quem sofre de dispepsia, pois facilita a digestão;
  • Ajuda a combater a prisão de ventre.
O leite de amêndoas com granula é uma excelente opção para um café da manhã saudável, mas ele também pode ser consumido nos lanches. As crianças também podem tomar o leite de amêndoas, com o conhecimento do pediatra.

 LEITE DE SOJAOs benefícios são especialmente, um efeito positivo na prevenção do câncer devido à presença de substâncias como as isoflavonas da soja e os inibidores da protease. Além disso, outros benefícios do leite de soja podem ser:
  • Diminuição do risco de doenças do coração,
  • Combater a osteoporose,
  • Ajudar a controlar a diabetes e o colesterol alto.
O leite de soja é rico em proteínas, fibras, vitaminas do complexo B e ainda possui alguma concentração de cálcio, porém, ele só deve ser utilizado como substituto do leite de vaca para bebês e crianças sob orientação do médico ou do nutricionista.
O leite de soja é livre de colesterol e tem menos gordura do que o leite de vaca, sendo muito benéfico para a saúde. 

Sem comentários:

Enviar um comentário